quinta-feira, 10 de julho de 2014

 Dimuasb

O Dimuasb é pioneiro em aplicativos de dimensionamento de reatores com a finalidade de remoção de carga orgânica de efluentes. O primeiro aplicativo a contribuir para o saneamento ambiental, redução do efeito estufa. Com este aplicativo pode-se estimar a produção volumétrica do biogás gerado, auxiliando significativamente os projetos com o propósito de captação do biogás e conversão deste em outras fontes de energia.


Link para Download do aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_e_pedrohj.Dimuasb






O dimensionamento preliminar com um aplicativo em dispositivo móvel contribui para a pesquisa em campo, reduzindo o tempo de cálculo de horas para poucos segundos, obtendo dados do reator a ser dimensionado.


O tratamento anaeróbio de efluentes produz no final do processo, um efluente líquido com resíduos sólidos do afluente e uma mistura gasosa denominada biogás. O Upflow anaerobic sludge blanket (UASB) é um tipo de biodigestor que apresenta uma ótima eficiência. Com a crescente demanda de utilização deste tipo de biodigestor, foi criado o Dimuasb para contribuir no seu dimensionamento.

Com cálculos preliminares gerados, pode-se calcular e obter vários dados de saída, como a eficiência do sistema, sendo sua unidade de medida em DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Com a eficiência e os valores do alfuente (entrada do reator), gera-se o valor estimado da carga orgânica no efluente final (na saída do reator).


É possível estimar a geração produção de sólidos no sistema, além da produção volumétrica de lodo. O lodo gerado pode-ser utilizado como biofertilizante, ou até mesmo implementado em outros reatores do mesmo gênero. 
Pode-se estimar a carga de DQO convertida em metano, a produção volumétrica de metano, e também a produção volumétrica de biogás. O biogás composto principalmente por metano, quando queimado é 21 vezes menos prejudicial ao efeito estufa quando comparado ao dióxido de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário